A Escola SENAI de Presidente Prudente está localizada à Rua Roberto Mange, 151, no bairro denominado Centro Educacional em Presidente Prudente. Iniciou suas atividades em 3 de agosto de 1964, com as ocupações de Marceneiro, Mecânico de Automóvel e Mecânico Geral. A partir de 1977 passou a ministrar, também a ocupação de Eletricista de Manutenção, permanecendo por muitos anos nesta configuração. Em 1996 o curso de aprendizagem industrial - marceneiro foi desativado, passando a ser ministrado como curso de formação intensiva em educação continuada. Em 2001 a Escola passou a ministrar a ocupação de construtor de móveis. A escola foi oficialmente apresentada com inauguração solene em 20 de maio de 1966 e em 11 de agosto de 1986 passou a ter a denominação atual.
"Santo Paschoal Crepaldi", patrono da Escola, nasceu em Sertãozinho-SP, em 23 de abril de 1905. Filho de Imigrantes italianos residiu no campo e trabalhou durante muitos anos no plantio e colheita de café. Anos depois, passou a dedicar-se ao comércio. Em Presidente Prudente, adquiriu uma selaria e sapataria. Em 1º de fevereiro de 1946, fundou o Curtume Crepaldi. Dedicou-se a associações e obras filantrópicas. Como político atuante, foi vereador na cidade de Presidente Prudente. Empresário pioneiro da cidade, exerceu os cargos de Presidente e Diretor da Associação Comercial e Industrial. Foi ainda representante do CIESP e um dos principais lutadores pela instalação da Escola SENAI. Faleceu em 13 de fevereiro de 1969.
A Unidade acompanha o desenvolvimento industrial da região e a criação de novos postos de trabalho no setor industrial. Com novas demandas empresariais na região, possibilitou-se a expansão do atendimento desta Unidade Escolar, em 2005, com o atendimento nos Cursos Técnico de Eletroeletrônica, Análises Químicas Industriais – Curtimento e Couro e Análises Químicas Industriais – Alimentos e posteriormente, em 2009, com o Curso Técnico de Química. Com novas tecnologias foi possível ampliar as áreas tecnológicas no atendimento à educação profissional, como também na formação continuada e informação técnica e tecnológica. Historicamente, a Unidade Escolar ciente do seu compromisso com o cliente vem sistematicamente aperfeiçoando a sua engenharia pedagógica com programas que valorizam a qualidade, meio ambiente e segurança. Em 1997, foi aferido à Escola SENAI "Santo Paschoal Crepaldi" o título de Centro Modelo de Educação Profissional - Categoria Bronze. Este processo gerou melhorias abrindo-se novas expectativas diante de um cenário futuro. A Unidade, sistematicamente recebe visita de organismos certificadores para a manutenção de sua certificação no Sistema de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004 respectivamente.